Na década de 1950, russos e norte-americanos iniciaram a corrida para a conquista do espaço sideral. Por trás da corrida espacial, porém, estavam interesses militares e comerciais. Tais interesses trouxeram como lucro, entre tantas coisas, o lançamento de satélites de telecomunicações. Por causa desses satélites é possível nos comunicarmos, hoje, com qualquer canto do planeta via fax, televisão, rádio e Internet.
A partir do momento em que ficou fácil falar com qualquer pessoa, em qualquer hora, em qualquer lugar do mundo, estava detonado para sempre o processo de integração dos povos. Com isso o comércio exterior com os outros países foi acelerado, o volume de negócios internacionais aumentou, as mercadorias passaram a circular em maior quantidade e os transportes também tiveram de se adaptar a esse ritmo.
O meio de transporte que mais se desenvolveu para acompanhar o processo das telecomunicações foi o avião.
Os progressos da aviação comercial chegaram ao limite da produção de supersônicos. Um consórcio franco-britânico produziu o Concorde, que voa com velocidade superior á do som, que é de 1225 km/h. Para concorrer com ele, os russos fizeram o Tupolev.
Feito por: Isabela Daiani Ferreira Simão Lima e Vitoria Suzana Macedo Lima
Feito por: Isabela Daiani Ferreira Simão Lima e Vitoria Suzana Macedo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário