domingo, 12 de abril de 2015

A Globalização dos meios de produção

    Para que o processo de globalização atingisse os meios de produção, foi necessário que houvesse no mundo condições favoráveis para tanto. O fator que mais contribuiu para isso foi, o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.
   
Na década de 1950, russos e norte-americanos iniciaram a corrida para a conquista do espaço sideral. Por trás da corrida espacial, porém, estavam interesses militares e comerciais. Tais interesses trouxeram como lucro, entre tantas coisas, o lançamento de satélites de telecomunicações. Por causa desses satélites é possível nos comunicarmos, hoje, com qualquer canto do planeta via fax, televisão, rádio e Internet.
  A partir do momento em que ficou fácil falar com qualquer pessoa, em qualquer hora, em qualquer lugar do mundo, estava detonado para sempre o processo de integração dos povos. Com isso o comércio exterior com os outros países foi acelerado, o volume de negócios internacionais aumentou, as mercadorias passaram a circular em maior quantidade e os transportes também tiveram de se adaptar a esse ritmo.   
    O meio de transporte que mais se desenvolveu para acompanhar o processo das telecomunicações foi o avião.
Os progressos da aviação comercial chegaram ao limite da produção de supersônicos. Um consórcio franco-britânico produziu o Concorde, que voa com velocidade superior á do som, que é de 1225 km/h. Para concorrer com ele, os russos fizeram o Tupolev.

Feito por: Isabela Daiani Ferreira Simão Lima e Vitoria Suzana Macedo Lima

Globalização Desigualdade Social

  dizemos também que a globalização foi um abismo entre os países ricos e pobres. a globalização requer alta tecnologia, bastante inteligência e conhecimento, e isso geralmente só existe nos países ricos, porque os países pobres não tem condições de ''bancar'' essas pesquisas avançadas.
podemos dizer então que a globalização interfere na desigualdade social porque ela faz com que os países ricos se sobressaiam comparando com países pobres, já que eles tem mais condições financeiras e consequentemente mais inteligência para assuntos como informática, robótica, medicina, etc..
e a exclusão de pessoas no mercado de trabalho se deve porque cada vez mais as empresas procuram pessoas mais qualificadas, com muitas faculdades, que saibam falar muitas línguas, que entendam de
computador etc.. para poder trabalhar em sua empresa. eles excluem aqueles que não tem escola, que não sabe nem ler. por isso que as pessoas dizem que ''educação é a base de tudo''. porque sem escolaridade, a pessoa é um ''ninguém'' na vida.

Feito por:Isabela Daiani Ferreira Simão Lima

globalização natureza e questões ambientais

                             
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e politica. E é um fenômeno gerado por causa da dinâmica do capitalismo para formar um ligação global que permita novos mercados. Um exemplo de globalização é a presença de marcas mundias e empresas multinacionais. 
Mas a globalização também traz desgastes para a natureza, com toda essa globalização aumento da população quem mais sofre é o meio ambiente, pois o aumento de consumo ligado essa tecnologias globais, um aumento de lixo e resíduos que contaminam o meio ambiente afetam os ecossistemas pondo os em riscos. 
Todo esse impacto global é todo o efeito causado pelas atividades e alterações do homem e essas atividades ligadas a globalização como por exemplo: construção de ferrovias, aeroportos e outras mais são atividades de grande impacto.


Feito por:Vitoria Suzana Macedo Lima

Cidades Globais

Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
  As cidades globais possuem grande importância para a economia mundial. Recebem estudantes, trabalhadores qualificados e pesquisadores do mundo todo. Geram, além de riqueza, quantidade significativa de conhecimentos científicos de qualidade. Em função da vida cultural dinâmica, são também importantes centros culturais, recendo grandes quantidades de turistas anualmente. São importantes no processo de globalização econômica e cultural, que vem ocorrendo no mundo nas últimas décadas.
    



Principais características:

Elevada concentração populacional;

- Economia forte, dinâmica e diversificada;

- Forte urbanização;

- Mercado de trabalho intenso, dinâmico e diversificado;

- Elevada diversidade de serviços (administrativos, educacionais, financeiros, científicos e tecnológicos);

- Existência de diversificadas opções culturais (museus, galerias de arte, centros culturais);

- Existência de instituições de ensino e centros de pesquisa de alta qualidade;

- Setor de telecomunicações com elevado nível de desenvolvimento tecnológico;

- Bolsa de valores com importância no mercado financeiro internacional;

- Sistema de transportes complexos e diversificados (rodoviárias, metro, avenidas, aeroporto internacional, etc);

- Possuem sede de bancos e empresas multinacionais.
Exemplos de cidades globais

Tóquio (Japão)

Londres (Reino Unido)

Paris (França)

Chicago (Estados Unidos)

Los Angeles (Estados Unidos)

Milão (Itália)

Cidade de Cingapura (Cingapura)

Hong Kong (China)

São Paulo (Brasil) 

Cidade do México (México)

Nova Iorque (EUA)

Pequim (China)

Madri (Espanha)

Feito por: Vitoria Suzana Macedo Lima

As Multinacionais na Globalização

Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945.
  O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.
   A instalação de uma filial em países em desenvolvimento ocorre, na maioria das vezes, através de beneficios do governo (doação de terreno e isenção de impostos). Nos locais onde ocorre a construção de uma filial há geração de empregos e desenvolvimento industrial. No entanto, os lucros obtidos por essas empresas são destinados à contrução de novas filiais em outros locais, e uma parte vai para a matriz localizada no país de origem.
  Pode ocorrer a divisão regional do trabalho, onde as empresas multinacionais produzem cada parte de um produto em localidades diferentes, com o objetivo de reduzir custos na produção. Esse fato ocorre conforme a disponibilidade de matéria-prima de cada região.
    O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomuniucação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial.
  O termo multinacional está saindo de uso, pois passa a ideia de que uma empresa é composta por várias nações. Sendo substituído pela denominação de empresa transnacional, que refere à atuação de uma empresa em outros países.
  Exemplos de empresas multinacionais (transnacionais): Motorola, Nokia, Siemens, Vivo, Sony, Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot, Petrobras, entre outras.

Feito por:Isabela Daiani Ferreira Simão lima

Atual Divisão Internacional do Trabalho na Globalização.

A expansão das multinacionais pelo mundo,decorrente do processo de globalização,produziu mudanças significativas nas relações esconomicas e comerciais entre os países,alterando a participação deles na Divisão Internacional do Trabalho (DIT). A DIT representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comercio internacional,ou seja,como esses países estão inseridos mundialmente na produção e na comercialização de produtos e mercadorias.
 Com a expansão das multinacionais pelo mundo, a partir da segunda metade do século XX,muitas dessas empresas se talaram em países,até então de economia essencialmente agrária,como Brasil,Argentina, México, África do Sul e Índia.
 Paralelamente á chegada das multinacionais,esses países também investiram no desenvolvimento de suas indústrias,seja por meio de recursos financiados pelo Estado,seja por investimentos de capitais nacionais privados.No caso do Brasil,o Estado teve uma importância decisiva no processo de industrialização do país,sobretudo na criação das chamadas indústrias de base ou bens de produção,como grandes siderúrgicas,metalúrgicas e mineradoras.
 Desde então,esses países tiveram um desenvolvimento significativo na produção industrial,deixando,assim,de serem apenas exportadores de gêneros primários para se tornarem,também,produtores e exportadores de bens industrializados.
 Apesar de as multinacionais terem passado a desenvolver suas atividades em vários países do mundo,é preciso lembrar que a grande maioria das nações menos desenvolvidas da América Latina, da África e da Ásia ainda possui economia essencialmente agrária,inserindo-se na atual Divisão Internacional do Trabalho,como fornecedoras de produtos primários.
 Em geral,o parque industrial desses países é muito incipiente,pouco evoluído e pouco diversificado.Por isso,a maior parte deles depende,quase exclusivamente,das atividades primárias(agricultura,pecuária,pesca e mineração).
Nesses países,portanto,as atividades primárias ainda geram a maior parte do PIB , enquanto a indústria tem uma participação quase insignificante na economia.Em países como República Democrata do Congo,Ruanda,Tongo e Etiópia ( na África) e Laos e Myanmar ( na Ásia),o setor agropecuário chega a responder por mais da metade do PIB.

Feito por :Isabela Daiani Ferreira Simão Lima.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Globalização no Espaço Atual

Para entender o processo da globalização,é preciso recorre ás transformações políticas e econômicas que marcaram o cenário mundial nas ultimas décadas do século passado.Essas transformações estão ligadas principalmente ao processo de desenvolvimento do capitalismo que,a partir da segunda metade do século XX,passou por uma fase de grandes progressos científicos e tecnológicos,dando origem a uma verdadeira revolução,caracterizada pela integração cada vez maior entre ciência e produção,tornou a economia mundial mais dinâmica,competitiva e ,ao mesmo tempo,mais interligada.Isso ocorreu porque os avanços tecnológicos  melhoraram os serviços de comunicação e de transporte,tornando-os mais eficientes e fazendo com que as grandes distâncias deixassem de se obstáculos para a integração entre os mais diversos lugares do planeta.
  Essa integração,caracterizada pela  aproximação cada vez maior entre povos e culturas dos mais diferentes países,leva várias pessoas a afirmar que o mundo está se transformando em uma ''aldeia global''.''Aldeia'' no sentido de um lugar pequeno e conhecido e ''global'' porque esse lugar abrange o mundo inteiro.
 O processo de globalização presenciado por nós atualmente,tem se apoiado tanto no desenvolvimento tecnológico,como no caso das telecomunicações,quanto no crescente aumento do comercio internacional e no desenvolvimento dos meios de trasporte.

Feito por:Isabela Daiani Ferreira Simão Lima.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O que é globalização?




  Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma ligação entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo,as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias realizam transações financeiras e comerciais e espalham cultura pelos quatro canto do planeta. A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenômeno tão grande, ela exige novos modos de pensar e enxergar a realidade.    
  O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-saturado